segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Portugueses


Acabei de chegar há pouco de uma palestra de António Vitorino de Almeida sobre A música no sec.XX. Quem o apresentou indicou algumas das suas qualidades tendo terminado com a de ser português. Não sei se é uma qualidade mas perante aquela figura senti que precisamos de algumas referências que nos façam sentir orgulho do país em que nascemos.

Quando cheguei a casa estavam a dar na televisão que Cristiano Ronaldo tinha sido eleito o melhor jogador de 2008 - liguei as duas situações e achei que hoje, malgré tout, tinha sido um dia em que tinha tido orgulho de ter nascido neste país.




E já agora deixem-me que refira que o orgulho ainda foi maior por Cristiano Ronaldo ter sido formado nas escolas do meu club - o Sporting - na senda do que já acontecera com Luís Figo.

É assim mesmo, isto hoje vale tudo ;)

14 comentários:

addiragram disse...

Precisamos de recuperar as qualidades que nos pertencem (e que tendemos a atribuir aos outros) e de não mergulharmos no prazer masoquista de só olharmos as insuficiências.

Eduardo Graça disse...

É mesmo, há dias assim. Essa do Sporting, viveiro de grandes jogadores, tem sido uma realidade ... e vai continuar a ser. Estãumas centenas deles a frequentar a "Academia" e não é só jogar. É obrigatório estudar.

mariab disse...

Há que dar a tudo o valor que tem. Para chamar a esperança. Beijos

Rui Afonso disse...

Não lhe conhecia, Helena, preferências clubísticas. Idênticas às minhas.
Sobre Figo, subscrevo.
Muito mais sobre Vitorino. Estive numa palestra/concerto dele, onde aprendi mais acerca de música (no espaço de 2 horas) do que em anos de leitura sobre o tema. Apenas acho muito cedo para Cristiano. Como dizia noutro espaço, está a tornar-se no menino-pavão.

Boa semana!

jrd disse...

Hoje não é dia de sintonias. Acontece
Um abraço

jrd disse...

É melhor não passar por lá... ;)

Teresa Durães disse...

penso sempre que ainda existe muito com que nos orgulharmos deste país. Infelizmente é tendência do português não as mencionar e até esquecê-las

Ad astra disse...

Ora ai está uma empatia que ainda não tinhamos descoberto:

SCP!!!

Entre "linhas" disse...

Um "olhar" muito positivo sobre o que temos de bom e á qual pertencemos.
Bjs Zita

mfc disse...

Convivi cerca de um mês com o AVA quando fazia partedo elenco de um filme do José Fonseca e Costa filmado em Guimarães nos anos 80.
É uma pessoa simpatiquíssima e um fantástico contador de histórias.

Justine disse...

Viva o orgulho nacional! Mas é pena que a comunicação social só dê realce aos feitos futebolísticos, os outros portugueses que se distinguem nos campos da ciência ou da arte são praticamente esquecidos...

isabel mendes ferreira disse...

dias felizes...e com o Sporting ainda melhor.....:))))



beijo verdinho :)

isabel mendes ferreira disse...

dias felizes...e com o Sporting ainda melhor.....:))))



beijo verdinho :)

Manuel Veiga disse...

um (inesperado) sorriso...

beijo